quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Belo Horizonte será sede do "VIII Encontro Mineiro de Filosofia Clínica"

Filósofos Clínicos de todas as regiões de várias cidades mineiras e de outros estados vão se reunir em Belo Horizonte, no auditório da AC Minas, à avenida Afonso Pena, 372, no período de 28 a 30 de agosto, durante o “VIII Encontro Mineiro de Filosofia Clínica”. Estarão presentes professores especialistas, mestres e doutores, além de alunos, que, durante o evento, vão debater questões relacionadas à pratica clínica e à formação de terapeutas. Um dos pontos altos do encontro serão as palestras do filósofo Lúcio Packter, criador do método terapêutico da Filosofia Clínica.
A Filosofia Clínica é a aplicação da filosofia, através dos seus diversos pensadores, direcionada à clínica, realizada unicamente por filósofos formados em faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação ou em instituições que, pelo grau de qualificação, sejam aprovadas pelo Instituto Packter. O filósofo clínico usa seus conhecimentos filosóficos, com método e fundamentação, na terapia da pessoa que busca seus serviços, como terapeuta, com o intuito de vivenciar a filosofia em questões existenciais. Por exemplo: desde consultoria a empresas até terapia em grupos ou individual; desde terapia comunitária até atendimentos a instituições ou mesmo avaliações de sistemas ideológicos.
Assim, a Filosofia Clínica é uma nova abordagem terapêutica, criada pelo filósofo Lúcio Packter. É uma “arte” terapêutica que pode ser exercida por filósofos graduados e com certificado de especialização reconhecido pelo Instituto Packter. É uma terapia que se caracteriza por aplicar a filosofia acadêmica à terapia; adaptando as teorias da filosofia às possibilidades do ser humano enquanto entificação que se realiza por si mesmo.
O foco da Filosofia Clínica é o ser humano nas suas dimensões ética, axiológica, antropológica, científica, artística, epistemológicas etc; em suma, a pessoa é acompanhada na integralidade da sua vivência, nas suas relações, no seu processo dialético de ser e ir sendo, no devir permanente do mesmo que pode não ser mais o que é; é a consciência da alteridade, de respeito e carinho pelo outro no itinerário compartilhado das questões existenciais que se revelam fundamentalmente filosóficas. Nesse caminho não há um olhar, mas diversas técnicas de olhar, examinar e pesquisar o ser do outro, com respeito e carinho.
O objetivo do método é fazer com que a pessoa alcance o bem-estar subjetivo, conceito que varia de acordo com a especificidade de cada um. Para isso, são realizados atendimentos, que duram em média 50 minutos. Inicialmente, o filósofo ouve atentamente a história de vida da pessoa, desde o seu nascimento, para analisar o contexto, como ela se construiu e tornou-se o que é, e como age no mundo. Essas informações formam a Estrutura de Pensamento. Com estas informações o terapeuta tem embasamento para sugerir e levantar possibilidades existenciais.
A Filosofia Clínica não adota procedimentos clínicos "a priori". Os procedimentos são construídos de acordo com a historicidade e as necessidades de cada pessoa. Os métodos da Filosofia Clínica não prescrevem medicamentos, internações, não utilizam tipologias para trabalhar com as pessoas. Também não são adotados conceitos como saúde e doença, cura, loucura ou normalidade. Estes, em geral, são conceitos políticos, conforme destacou o filósofo francês Michel Foucault. No método também não existe paciente, e sim "partilhante", já que a pessoa compartilha com o filósofo clínico a autoria do seu processo. A fundamentação teórica inspira-se nos diversos pensadores da Filosofia. Cabe ao terapeuta interceder em favor do bem estar do seu partilhante, atuando em conjunto, estudando, analisando, investigando, buscando procedimentos que possam trazer bem estar existencial, na medida da própria pessoa.
Para ser Filósofo Clínico é necessário passar pela formação em cursos autorizados pelo Instituto Packter, em especialização com duração de dois anos, que inclui aulas teóricas, prática clínica, estágios supervisionados, além de seminários, encontros e congressos. Concluindo o Curso com “Certificado A”, o filósofo pode atuar em consultórios, escolas, hospitais, prestar consultorias ou atuar em áreas afins conforme a sua opção.
A programação do VIII Encontro Estadual será iniciada às 19hs do dia 28 de agosto, com abertura solene, estendendo-se até o dia 30 com palestras, conferências, mini-cursos, painéis e comunicações.

(Contatos e informações:
filosofiaclinicabh@gmail.com )